domingo, 10 de julho de 2011

Bem estar - Auto Estima

Bom dia! Hoje é o meu primeiro post. Vou postar sobre algo que todos tem. A "Auto estima", que nem sempre, devido alguns fatores, está tão alta quanto deveria estar.

___

Auto-estima é a opinião que cada um forma a respeito de si mesmo. Para a Psicologia, significa a forma com que fazemos as nossas auto-avaliações, que podem ser positivas ou negativas. Ela é formada a partir de crenças e emoções assimiladas por nossa personalidade, ao longo de sua formação.
A auto-imagem que formamos ao longo de nossa vida, através de nosso desenvolvimento cognitivo, nos tornou naquilo somos hoje. É através da lente imaginária de nossa concepção de mundo que nos vemos a nós mesmos e aos outros, dependendo da maneira como construímos a matriz dessa lente interna.
É possível gerar diferentes graus de auto-estima, dependendo de nosso estado de ânimo diante das situações e adversidades da vida. Em alta, esse sentimento gera, em nosso campo energético vital, uma energia poderosa. Essa energia é capaz de curar doenças e restabelecer a saúde do corpo e da mente. Ela pode curar a depressão e aliviar o estresse provocado pela vida conturbada nas grandes cidades.
A autoconfiança e o amor próprio são sinônimos de autoestima. Eles são sem dúvida, as melhores formas de nos relacionarmos com as energias construtivas do universo. Elevar o nosso conceito pessoal ao nível de auto-aceitação e autoconfiança é fator primordial para sermos felizes e realizados.
Por outro lado, a baixa auto-estima, gerada por nossas atitudes negativas, torna-se uma força sinistra autodestrutiva, capaz de minar, paulatinamente, a nossa saúde e vitalidade. Tais sentimentos são alimentados a partir de fatores diversos produzidos pela incorporação de falsos valores, tais como: críticas, sentimentos de culpa ou remorso, carência, rejeição, abandono, vergonha, medos, angústias, vergonha, timidez, frustração, insegurança, humilhação, raiva, perdas materiais ou afetivas. A queda na auto-estima também pode ser desencadeada pela "autocrítica" construída por nossos padrões de pensamento errôneos. Tudo isso se deve a influências externas, construídas ao longo de anos de exposição a uma psicose negativista construída pelo meio cultural em que vivemos. E isso só pode ser combatido mediante uma mudança de atitude radical que gere uma autoconfiança perene, capaz de produzir um bem-estar duradouro que eleve a autoconfiança.


____

Bom, por agora é só. Vou postar outros assuntos relacionados a beleza, saúde e bem estar, e talvez, a cada final de post, coloque algo sobre como elevar a auto estima.
xoxo :*

Nenhum comentário:

Postar um comentário